A ABBC - Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, constituída em 03 de Setembro de 2007, é uma Organização Social (OS), entidade do Terceiro Setor de nível nacional, sem fins lucrativos, de direito privado, com princípio vestibular voltado à inclusão social. O atual presidente é o Sr. Jerônimo Martins de Souza.

       A entidade mantém, desde sua fundação, atividades voltadas ao desenvolvimento dos processos de saúde e de assistência social, com objetivo básico de desenvolver processos de gerenciamento que impliquem em benefícios para a sociedade, por meio da utilização de ferramentas de gestão e de mão-de-obra profissional altamente qualificada, em contínuo processo de aperfeiçoamento.

       O corpo diretivo, de conselheiros e colaboradores, formado por profissionais de distintas categorias, tais como, médicos, cirurgiões-dentistas, administradores, educadores, advogados, engenheiros e pesquisadores científicos, busca a união de esforços e a capacidade profissional com a excelência de qualidade de serviços voltados à saúde, à educação e à tecnologia.

 

       Oferecer resultados de eficiência e eficácia aos projetos e programas de saúde voltados a população, para que que estas ações contribuam para a melhoria contínua da qualidade de vida.

- Visão
Ser reconhecida em soluções para parceiros públicos na área de saúde, pela excelência e qualidade nos produtos e serviços prestados.

- Valores
Seriedade, excelência, competência, ética, transparência, aprendizado contínuo e foco em atender o SUS com qualidade e comprometimento.

- Diferenciais
Acreditamos e confiamos no sistema público de saúde, por isso, nos engajamos para melhorar o atendimento desta instituição.

 

► Melhoria dos serviços através de um atendimento mais humanizado e acolhedor
► Diminuição do desperdício
► Otimização dos recursos repassados
► Informatização dos processos

       Na assistência à população mais carente, a ABBC realiza serviços com humanismo e qualidade, o que melhora a interlocução com poderes públicos e excelência no atendimento a saúde. Seja nas instituições mantidas ou nos serviços sob contrato, todas as parcerias são norteadas e apoiadas em dois pilares-mestres: promover a saúde e preservar a vida.

 

       Melhoria dos serviços através de um atendimento mais Conforme previsto em seu Estatuto Social, o principal objetivo da ABBC - Associação Brasileira de Beneficência Comunitária é a Gestão de Qualidade dos processos prestados à população, aumentando sua eficiência e eficácia, implicando na satisfação do cidadão, baseando o desenvolvimento dos projetos a valores justos e resultados otimizados.

       Trabalha ainda na orientação, apoio e desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida e da saúde sensu lato da população, sobretudo de baixa renda, através de projetos de saúde (Programas de Saúde da Família, gestão de Pronto-Atendimento, de Pronto - Socorro, de Maternidade e de Unidades Básicas de Saúde), de atividades de educação e de aperfeiçoamento profissional (cursos de formação e de capacitação), estudos e desenvolvimento técnico-científico e de melhoria de gestão educacional, com aplicação de fatores fundamentais que preparem o jovem cidadão para a vida. Além disto, fazem parte das ações da ABBC.

       Gerenciar e executar programas de prevenção e atendimento integral à saúde, visando atenção primária, secundária e terciária incluindo urgências e emergências, diagnósticas e terapêuticas.

       Contribuir para a promoção e manutenção da saúde mediante execução de ações para a pesquisa, produção e distribuição de medicamentos, materiais e equipamentos indispensáveis à saúde pública.

 

       Gestão hospitalar, utilizando ferramentas modernas nas principais áreas vitais de Unidade Hospitalar, Maternidade e em Unidades de Pronto Atendimento, implantação de re-estruturação e recuperação técnico-financeira, modernização da gestão, com o aprimoramento na assistência prestada aos usuários, dentro de padrões de qualidade;

       Modernização e eficiência dos serviços prestados à população nas áreas de saúde, em especial no Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, Serviço de Remoção e Resgate, Programa de Vigilância à Saúde e Recursos Humanos para Atenção Básica, Secundária e Hospitalar;

       Treinamento de pessoal da área de contas médicas, com análise de glosas, revisão de prontuários, levantamento de desvios e distorções;

       Desenvolvimento da assistência, com a implementação dos cuidados referentes à atenção especializada, ambulatorial e hospitalar, nos atendimentos de urgência, emergência e eletivos de forma integrada e hierarquizada com a rede de atenção básica;

       Desenvolvimento de assistência, com implementação dos cuidados relativos à rede básica dos municípios, em todos os níveis de atenção primária: promoção de saúde, prevenção de doenças, tratamento de agravos concernentes à atenção primária e garantia prioritária do acesso da população ao sistema, através das Unidades de Saúde da Família;
Implementação da gestão de sistema municipal de saúde;

       Supervisão dos custos praticados na compra de medicamentos, materiais médicos-hospitalares, equipamentos, móveis, uniformes, materiais de escritório e informática;

       Supervisão de contratação dos profissionais devidamente habilitados para os devidos cargos: Supervisão de Faturamento. Auditoria da folha de pagamento e recursos humanos; Atuação de modo a prevenir conflitos de interesse entre os elementos humanos de empresa, buscando a harmonia na natural diversidade de perspectivas;

       Desenvolvimento da gerência central, com a implementação da gestão do sistema municipal de saúde.​