June 12, 2018

Please reload

Últimas Notícias

Mês de prevenção a hanseníase

9/1/2018

Celebrado no último domingo de janeiro, o Janeiro Roxo reforça o compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento adequados, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. A ABBC Saúde contribuirá com este propósito durante este mês.

 

É uma doença crônica e infectocontagiosa que afeta os nervos. O paciente pode perder ou ter diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, além de formigamentos e dormências. Podem surgir manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele. Hanseníase e diabetes são as doenças que mais causam feridas. Além disso, a hanseníase é a doença infecciosa que mais cega. Se for diagnosticada a tempo, as sequelas podem ser controladas e o paciente terá uma vida normal. Os exames de laboratório conseguem identificar menos de 50% dos casos.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. Nos dias de hoje, sabe-se que não há necessidade do isolamento dos indivíduos, pois o SUS fornece a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase. 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Notícias por Data