June 12, 2018

Please reload

Últimas Notícias

Hoje é o Dia Nacional da luta contra o Reumatismo

30/10/2017

Hoje é Dia Nacional de luta contra o Reumatismo. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que são mais de 15 milhões acometidas de doenças reumáticas e que atinge pessoas de todas as idades e não somente idosos.

O termo reumatismo é utilizado para falar de diversas doenças que provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo. No entanto, todo o corpo pode ser afetado, o que inclui o cérebro, os rins e o coração. Entre os problemas mais comuns estão a artrose e a artrite reumatoide.

Dor é o principal sintoma do reumatismo. Nas doenças reumáticas, as dores não têm origem traumática, ou seja, não são resultado de batidas ou acidentes, nem de esforço repetitivo.

Artrose, artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, tendinites, bursite, gota, febre reumática e osteoporose são algumas das doenças reumáticas mais comuns.  A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população. Apesar de afetar homens e mulheres, jovens e idosos, a maior prevalência é entre as mulheres com idade entre 30 e 40 anos. Por esse motivo, elas devem ficar mais atentas a alguns fatores de risco, como idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de medicamentos que podem contribuir para o surgimento da doença.

Anti-inflamatórios e fisioterapia fazem parte do tratamento do reumatismo.

 


 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Notícias por Data